(11) 3081-1283

Associação

Entidade de caráter eminentemente social, cujo objetivo central é a reunião e o congraçamento dos antigos alunos e a promoção do desenvolvimento intelectual da escola onde se formaram, a Associação dos Antigos Alunos (AAA) mantém sua sede no segundo andar da Faculdade de Medicina. Como resultado de sua atuação, constituíram-se outras entidades relevantes para a institucionalização do campo médico em São Paulo.

Em seu primeiro ano de funcionamento, por exemplo, foi acatada a sugestão de Alberto Nupieri, formado em 1920, para a criação da Associação Paulista de Medicina. A entidade se efetivou em 29 de novembro de 1930 e a presidência da primeira gestão da associação ficou a cargo de Rubião Meira, professor da Faculdade de Medicina.

Outra entidade cujas origens também estão associadas à presença e atuação da Associação dos Antigos Alunos é a Fundação Faculdade de Medicina (FFM), criada no dia primeiro de março de 1986, no edifício da Faculdade. Com a presença de Fernando Proença de Gouvêa, presidente, e Luiz Baccalá, 1º Tesoureiro, a Fundação Faculdade de Medicina foi instituída com o objetivo de desenvolver as ciências médicas, preservar os valores históricos e o patrimônio da Faculdade de Medicina.

Um dos objetivos da atual administração é a integração dos antigos alunos no Encontro de Gerações. Todos os anos, na semana do médico, em outubro, ocorre o evento que reúne antigos e novos alunos, convocados a partir de um cadastro mantido e atualizado pela Associação. No ano de 2006, a diretoria construiu um Mausoléu do Médico no cemitério do Santíssimo Sacramento, para sepultamento dos associados que assim o desejarem, além de colaborar com o Centro Acadêmico Oswaldo Cruz e a Associação Atlética Oswaldo Cruz.

(texto retirado do livro "Trajetória da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo: aspectos históricos da Casa de Arnaldo")