(11) 3081-1283

Nota da AAAFMUSP em apoio à proposta de retorno do Show Medicina às dependências da FMUSP

Em 19 Agosto 2022
Acessos: 18

Nota da AAAFMUSP em apoio à proposta de retorno do Show Medicina às dependências da FMUSP

"Em nome da Associação dos Antigos Alunos da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (AAAFMUSP), fundada em 1930 e reconhecida de utilidade pública pela lei 1454, de 26/12/1951, conforme deliberado por unanimidade em reunião realizada no dia 17/08/2022, em consonância com ofício aprovado por unanimidade em ata realizada 12/04/2022, declaramos APOIO ao retorno das apresentações do Show Medicina no Teatro da FMUSP.

Tendo em vista que o Show Medicina, como grupo de teatro tradicional composto por alunas e alunos da FMUSP, cumpriu as recomendações do Ministério Público de São Paulo, uma vez que não haja imbróglios jurídicos impedindo que o Show Medicina se apresente nas dependências da FMUSP, é dever das entidades responsáveis pela manutenção e pelo cuidado da memória histórica da Faculdade de Medicina da USP, dar suporte para qualquer manifestação dentro de nossa comunidade que vise a fortalecer vínculos e espírito de solidariedade, sobretudo no contexto de divisão que o mundo e o Brasil sofrem atualmente. 

Nos últimos 8 anos, a AAAFMUSP, tanto por sua Diretoria, tanto como instituição, acompanhou de perto os avanços do Show Medicina, constatando que desde 2018, com o desligamento da "Costura", a participação feminina é livre e parte integral em todas as atribuições artísticas e culturais do grupo. Além disso, foi também constatado que, desde findada a CPI que gerou as recomendações impeditivas para as apresentações do Show Medicina nos espaços da FMUSP, o Show Medicina se esforçou para cumpri-las, de modo que, ao que foi documentado, hoje o Show é um espaço misto e de ativa produção cultural, prezando pela integração de seus membros e a amizade entre alunas e alunos da graduação.

O retorno do Show Medicina, apresentando-se na Instituição, não fere as recomendações dessas instâncias, pois o Ministério Público não age com caráter coercitivo, mas sim recomendatório, de forma tal que, uma vez cumpridas cabe à Diretoria da FMUSP e a Congregação deliberar sobre o caso.

Desse modo, a AAAFMUSP, como entidade partícipe da comunidade da FMUSP, apoia integralmente o retorno das apresentações do Show Medicina, de modo a promover o diálogo e a superação do passado, o qual todos repudiam.

Em resumo, retornar as apresentações do Show Medicina ao Teatro da Faculdade é promover o diálogo e a tolerância (sobretudo após as mudanças necessárias terem sido feitas). A AAAFMUSP apoia essa iniciativa das alunas e dos alunos do Show Medicina, e prega para que os erros do passado jamais sejam esquecidos, mas sim, superados, propondo um caminho próspero de entendimento, de solidariedade e de respeito em nossa Faculdade. O retorno das apresentações do Show Medicina representa a vitória do diálogo e da superação em nossa Casa.

 Associação dos Antigos Alunos da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo"

São Paulo, 19/08/2022

Deixe seus comentários

Post comment as a guest

0
termos e condições.

Comentários