(11) 3081-1283

Critérios para ingresso na Residência HC FMUSP

by Ricardo Miron
Em 09 Março 2015
Acessos: 1161

A AAAFMUSP – Associação dos Antigos Alunos da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo vem apresentar seu posicionamento favorável ao emprego da meritocracia como critério de escolha dos ingressantes ao Programa de Residência Médica do HC-FMUSP, em consonância com as decisões já emanadas da Direção e Congregação da FMUSP.

A Constituição Federal em seu Art.207 assegura autonomia às Universidades. Dentro desse princípio, nos anos anteriores a FMUSP decidiu não considerar os bônus do PROVAB para ingresso na Residência Médica. Este ano alguns candidatos entraram com medidas judiciais, obrigando a Comissão de Residência Médica (COREME) a aceitar os candidatos beneficiados pelo PROVAB. 

A AAAFMUSP entende que o mérito acadêmico e desempenho nas provas de admissão não podem ser substituidos com vantagem para a instituição nem para a sociedade brasileira por nenhum outro critério permanente ou temporário determinado por força de portaria governamental e decorrentes liminares obtidas junto ao Poder Judiciário.

Aos interessados o texto da Portaria Interministerial está disponível no site: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2011/pri2087_01_09_2011.html

Mais informações sobre a autonomia universitária podem ser vistas no texto: http://www.conpedi.org.br/manaus/arquivos/anais/fortaleza/3213.pdf

Deixe seus comentários

Post comment as a guest

0
termos e condições.

Comentários